Em 2019, a Albini criou o centro de inovação Albini_next com o objetivo de encontrar soluções tangíveis para questões de sustentabilidade ambiental na área dos têxteis, estando a trabalhar com start-ups, centros de investigação, universidades, clientes e parceiros nesse sentido. «Para a Albini, a sustentabilidade é um processo de melhoria contínua, envolvendo a empresa em todos os seus aspetos», afirma Stefano Albini, presidente da produtora italiana de tecidos.
Entre os novos projetos está o Off the Grain, resultado de uma colaboração com a Riso Gallo, produtora italiana de arroz, que consiste num novo tipo de corante derivado do processamento de uma variedade específica de arroz negro: a água de cozer o arroz, que já não pode ser usada na indústria alimentar, é transformada num corante natural, resultando em poupanças de água significativas durante o processo de tingimento.
Já o Grounded Indigo é um corante têxtil natural que nasceu da colaboração com a Stony Creek Colors, uma produtora americana do único corante índigo 100% à base de plantas que tem o certificado BioPreferred do Departamento de Agricultura dos EUA.
Parceria com C.L.A.S.S.
A produtora italiana de tecidos de camisaria e a C.L.A.S.S. estabeleceram uma parceria, com as propostas mais amigas do ambiente da Albini a estarem agora disponíveis também na Smart Shop da plataforma internacional para a promoção e desenvolvimento de têxteis inovadores e sustentáveis, onde estudantes, designers e marcas podem explorar e testar materiais que combinam design, inovação e responsabilidade, sem mínimos e com transparência de custos.
«Este processo também envolve a escolha e seleção de realidades com as quais colaborar. Na C.L.A.S.S. encontramos uma parceira que partilha os mesmos objetivos e valores que nós, uma aliada nas nossas ambições e missão pioneira de tornar a indústria da moda mais inteligente e mais sustentável. Colaborar com a C.L.A.S.S. representa uma oportunidade para juntarmos forças, criando uma rede onde podemos partilhar a nossa visão e testemunhar o esforço que estamos a colocar no trabalho de investigar, desenvolver e produzir produtos e processos mais sustentáveis», revela Stefano Albini.
Segundo a C.L.A.S.S., a forte sensibilidade a questões ambientais da Albini levaram a empresa, entre outras coisas, a rastrear a cadeia de produção e a responder ao risco de potenciais químicos perigosos de forma sistémica, integrando-as nas atividades dos ciclos de produção e fazendo controlos para gradualmente eliminar a sua presença, com o objetivo claro de proteger a saúde das pessoas e do ambiente.
[©C.L.A.S.S.]