AICEP lança curso ESG para empresas exportadoras

Disponível online, o Curso ESG de A a Z do Relato de Sustentabilidade pretende sensibilizar e capacitar as empresas exportadoras no domínio do reporte ambiental, social e de governança.

[©Pixabay-Gerd Altmann]

O Curso ESG de A a Z do Relato de Sustentabilidade, uma iniciativa que se integra do Programa ESG PME Exportadoras, foi apresentado na Conferência ESG para PME Exportadoras: Sensibilização e Capacitação e tem como objetivo capacitar as empresas portuguesas no âmbito do ESG.

Segundo a AICEP, o curso, que está disponível online na plataforma de e-learning da Academia AICEP, permite dotar as empresas de ferramentas de diagnóstico – autoavaliação do nível de maturidade em termos de compromisso e indicadores ESG –, agilizar os processos de relato e comunicação de desempenho ESG e disponibilizar mecanismos de informação dos desenvolvimentos nesta área protagonizados por autoridades internacionais, agentes públicos e privados.

«Criámos uma Via Verde para as PME que pretendam incorporar o ESG na sua atividade. Não é uma obrigatoriedade que o Estado impõe às empresas, o mercado já o está a fazer e as empresas que queiram ser bem-sucedidas deverão aderir. Queremos apoiar as PME para que possam ter as condições necessárias para alcançar o sucesso», destacou, na altura, o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.

O Curso ESG de A a Z do Relato de Sustentabilidade tem especial foco nas PME que exportam, sendo também impactadas pelo ESG através da sua inserção nas cadeias de valor desses mercados.

Desenvolvido em parceria com o Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados, com a coordenação científica de Lucila de Almeida, Abreu Chair in ESG Impact e coordenadora do NOVA Green Lab na NOVA School of Law, e a colaboração de José Eduardo Martins, partner da Abreu Advogados, e de João Pedro Matos Fernandes, consultor sénior, o curso é, de acordo com a AICEP, adequado para todos os colaboradores de PME Exportadoras, desde os que ocupam cargos de direção e decisão estratégica até aos níveis de supervisão e execução.

«A sensibilização e capacitação de todos os colaboradores é fundamental para garantir que a temática ESG seja inserida na cultura corporativa de forma transversal e holística», resume a AICEP.