As vendas online já representam 17,2% da faturação das empresas, segundo o inquérito à utilização de tecnologias de informação e comunicação das empresas do Instituto Nacional de Estatística, citado pela AICEP, que acrescenta que a venda de bens e serviços online pelas empresas portuguesas aproximou-se dos 50 mil milhões de euros em 2021, mais 10,7% do que no ano anterior. De acordo com os dados do INE, 19,6% das empresas venderam, em 2022, bens e serviços através do comércio eletrónico.
Para abordar a adaptação e transformação no comércio B2B e as tendências do comércio eletrónico para os próximos anos, a AICEP organiza a Conferência Exportar Online na próxima quarta-feira, 21 de junho.
O evento terá lugar em Coimbra, no Convento de São Francisco, podendo os interessados assistir presencialmente, mas também online, mediante inscrição.
«O comércio eletrónico tem sido uma das indústrias de crescimento mais rápido em todo o mundo. Mas de que forma as empresas se estão a adaptar às mudanças e a aproveitar as oportunidades apresentadas pela tecnologia e pelos marketplaces? Para as PME, o e-commerce pode ser a janela para o mundo, para chegarem a novos mercados e venderem os seus produtos a nível internacional. Mas quer a ascensão de marketplaces, como a Amazon e o Alibaba, quer a evolução da tecnologia trazem novas oportunidades e desafios para as empresas que procuram manter-se competitivas no mercado global. Nesta nova edição da Conferência Exportar Online, poderá ficar a par das tendências mais recentes em e-commerce, desde a Inteligência Artificial e o Big Data até à personalização e o marketing digital», destaca a AICEP.
A conferência está dividida em três painéis, com o primeiro, dedicado à adaptação e transformação no comércio B2B, a contar com a intervenção de Ana Chiappetta, senior channel marketing and client success manager no Alibaba.com.
O segundo painel tem como tema “Do nacional ao global: como aumentar as vendas no B2C” e como oradores estarão presentes Filipa Carneiro, e-commerce manager da Claus Porto, Tânia Braz, key account manager da Amazon, e Marco Gouveia, consultor e formador de marketing digital.
Num último momento, Carla Viana, vice-presidente da Digital Marketers – Associação de Profissionais de Marketing Digital, irá apresentar “O futuro do comércio B2B e B2C: tendências e previsões para os próximos anos”.