A Rieter inteligente

«As empresas de fiação à escala mundial estão hoje expostas a numerosas limitações práticas», declara Jürgen Müller, responsável da gestão de produto da Rieter Spun Yarn System na Alemanha.

 

Para ser competitivo, é essencial uma qualidade de fio consistente e desenvolvida a pensar no produto final. O comércio internacional de fio clama contínuas e sistemáticas reduções de custos e os clientes exigem tempos de resposta curtos e, por consequência, rápidas mudanças de misturas nas etapas de processamento individual. Há muitas vezes falta de especialistas com experiência na análise de problemas tecnológicos e a substituição frequente do pessoal obriga à procura de equipamentos operativos o mais simples possíveis.

 

Estes problemas ocorrem em todas as etapas do processo de fiação, e em especial no sector do banco de estiragem.

 

Ao longo do desenvolvimento adicional dos seus modelos de banco de estiragem RSB/SB, a empresa suíça criou uma ferramenta para ajudar os seus clientes a responder a estes desafios: o sistemaexpertoff-line Sliver Professional, para conferir um apoio tecnológico rápido e fácil. Estesoftware oferece duas funções valiosas – indicações para a regulação da máquina e assistência sem falha prévia.

 

Este sistema é bastante fácil de operar, e após a entrada dos dados relativos à matéria-prima e ao peso da fita de alimentação, proporciona as indicações completas dos parâmetros a fixar no banco de estiragem.

 

As regulações recomendadas apenas requerem uma leve afinação de modo a utilizar o potencial qualitativo de um RSB/SB na sua globalidade. Se necessário, o operador pode receber informação no local de cada ponto de regulação sob a forma de imagens em 3D, reduzindo significativamente o tempo necessário para as mudanças de material e tornando a pesquisa laboriosa das regulações desejáveis como parte integrante do passado. As regulações recomendadas, em conjunto com as próprias optimizações do operador, podem ser salvaguardadas no PC, facilitando assim o seu posterior acesso.

 

A maior vantagem do Sliver Professional – a prevenção de regulações incorrectas – é evidente a partir do exemplo prático seguinte: devido à elevada rotação de pessoal, uma empresa de fiação deopen-end não possuía o devidoknow-how para ajustar as aberturas do cilindro nos bancos de estiragem. Foram seleccionadas aberturas do cilindro muito próximas de modo a obter os valores de CV% (coeficiente de variação) mais baixos. O impacto negativo na qualidade do fio e, em especial, a eficiência doopen-end não se fizeram esperar. No entanto, quando se recorreu ao Sliver Professional, a qualidade do fio melhorou e a eficiência do sistemaopen-end incrementou em 2%.  

 

Uma outra valiosa função proporcionada pelo Sliver Professional consiste num programa analítico para defeitos periódicos do espectrograma. Após a entrada manual do comprimento de onda do defeito do espectrograma, osoftware define todas as componentes da máquina que poderão ser responsáveis pelo mesmo. Os resultados são apresentados em texto corrido e em diagrama com codificação de cores para as componentes da máquina. Isto não significa que todos os componentes assinalados deverão ser substituídos, mas que as potenciais fontes de erro devem ser completamente verificadas e, se for caso disso, substituídas.

 

A utilização do Sliver Professional significa que a localização de defeitos periódicos não fica confinada a especialistas. Deste modo, a eliminação de defeitos é mais rápida e, por consequência, a capacidade do banco de estiragem é optimizada.

O Sliver Professional pode ser utilizado nas gerações RSB-D 35 e SB-D 15 de bancos de estiragem e nos seus antecessores, o RSB-D 30 e SB-D 10. Estesoftware encontra-se disponível em inglês, chinês, turco, português, italiano, espanhol, francês e alemão. O sistemaexpert funciona em qualquer PC com MSWindows (versão 95 e posterior). O Sliver Professional complementa a performance do conjunto de bancos de estiragem RSB/SB e garante uma produção económica de fios com elevada qualidade.