A família e os amigos da Rufel

Graças às colaborações com Mariana Monteiro, Leonor Poeiras e Rúben Rua, a Rufel está na moda e desfila no Portugal Fashion. A partir de Santa Maria da Feira, a marca de acessórios orgulha-se de continuar a crescer no seio da família fundadora, mas vai alargando horizontes com o grupo de amigos.

A Rufel nasceu em 1975, em Santa Maria da Feira, às mãos do empresário Rufino Santos. Hoje, Ivânia e Carina Santos ajudam o pai a decidir os destinos da marca de acessórios, aquém e além-fronteiras.

«Tenho uma relação muito boa com o meu pai e com a minha irmã e isso é a base da Rufel, a união familiar», garante Ivânia Santos, sócia-gerente da Rufel, ao Portugal Têxtil. Em Santa Maria da Feira, a Rufel emprega cerca de 50 pessoas.

Atualmente, as bolsas, mochilas e outros acessórios 100% pele da Rufel são levados pela mão – ou carregados aos ombros – por consumidores em mercados como a Holanda, Angola e Moçambique, fenómeno que é explicado pela vocação exportadora da marca.

«Estamos muito voltados para o estrangeiro, a nossa exportação ronda os 80%», revela Ivânia Santos, sublinhando que a Rufel nunca negligenciou o mercado nacional.

Para alavancar a presença internacional, a Rufel é expositora assídua em salões da especialidade.

«Neste momento, estamos a fazer três feiras, no Japão, em Itália e em Espanha. São mercados onde o nosso produto se adequa», explica a sócia-gerente.

Presente no canal multimarca e com loja própria online, a Rufel desfilou recentemente na passerelle do Portugal Fashion, numa apresentação enquadrada no desfile coletivo do calçado, apoiado pela Apiccaps – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos.

«Só trabalhamos pele. Neste caso, para a primavera-verão 2018, o destaque vai para as peles gravadas», afirma Ivânia Santos. A coleção para a próxima estação quente é também pautada por cores neutras, modelos mais pequenos e práticos e apontamentos brilhantes.

Tendo cruzado a passerelle da Rufel na última edição do Portugal Fashion, o modelo Rúben Rua desfilou também no papel de parceiro da marca, apresentando a coleção-cápsula Rúben Rua for Rufel.

Em mais uma colaboração com figuras públicas, Rúben Rua desenvolveu 18 modelos masculinos – os primeiros da Rufel.

«É sempre importante aliarmo-nos a figuras públicas porque as pessoas gostam e seguem o trabalho delas e, se usam alguma coisa, as pessoas vão querer igual. Além disso, uma figura pública, à partida, não se irá associar a um produto que não tenha qualidade», reconhece Ivânia Santos.

Disponíveis em cinco peles e em modelos como porta-moedas ou sacos de viagem, as propostas que tiveram a sua estreia na feira Micam, em Itália, no passado mês de setembro, já estão à venda online (o leque de preços varia entre os 21 e os 22 euros).

Ivânia Santos adianta ainda que todas as coleções-cápsula contam com a intervenção dos parceiros.

«Acompanham todo o processo, de outra forma não faria sentido», afirma.

Antes de Rúben Rua, já a atriz Mariana Monteiro e a apresentadora Leonor Poeiras haviam colaborado com a Rufel em coleções-cápsula de bolsas e outros acessórios.

«O feedback tem sido ótimo», adianta a sócia-gerente ao Portugal Têxtil.