Depois de receber o galardão das mãos de Conceição Lino e Rogério Samora, Alexandra Moura confessou estar surpreendida pela distinção. Num discurso improvisado de menos meio minuto, até porque, confessou, «não estava à espera», a designer congratulou os outros nomeados e agradeceu «à minha equipa, porque sem ela com certeza que não conseguiria estar aqui» e à família, em especial «ao meu filho por ter tanta paciência por muitas das vezes ter a mãe ausente».

Formada pelo IADE, Alexandra Moura tem o seu atelier em Lisboa e, nas últimas estações, tem mostrado as suas criações no Portugal Fashion e também na London Fashion Week. Marca ainda presença, através de showrooms, em Paris e tem pontos de venda em diferentes mercados, incluindo a Opening Cerimony, no Japão, e concept stores no Kuwait. «Estas concept stores onde estamos no Kuwait são lojas que trabalham muito a moda conceptual e a moda de autor, onde estão designers como Yamamoto, Rick Owens e Gosha», explicou ao Jornal Têxtil no ano passado (ver Alexandra Moura cá e lá).
A XXIII edição dos Globos de Ouro premiou ainda o desempenho da manequim Maria Miguel, que com apenas 17 anos já desfilou para Saint Laurent e para a Chanel, e de Fernando Cabral, que venceu o galardão pela segunda vez (a primeira foi em 2014).
Passadeira vermelha em português

Embora sem prémios, outros designers portugueses juntaram-se à festa e vestiram muitas das personalidades que passaram pela passadeira vermelha à porta do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Luís Carvalho, o vencedor do ano passado (ver Luís Carvalho vence Globo de Ouro), foi um dos mais requisitados, tendo sido responsável pelos looks de Cláudia Vieira, Sofia Cerveira, Inês Castel-Branco e Ana Marques, entre outras



Já Miguel Vieira foi preferido por homens, incluindo Tiago Teotónio Pereira, e mulheres, como com o vestido prateado usado por Margarida Vila-Nova.
Sara Matos e Soraia Chaves usaram criações de Diogo Miranda, enquanto João Rolo vestiu Sandra Barata Belo e Ricardo Preto assinou as criações usadas por Joana Santos e Victoria Guerra. Raquel Sampaio optou por Micaela Oliveira, Mariana Pacheco por Elsa Barreto, Maria João Luís usou um vestido criado por Dino Alves, a nutricionista Ana Bravo envergou um coordenado assinado por Gio Rodrigues e Raquel Strada preferiu uma criação em azul profundo de Nuno Baltazar.
A apresentadora Carolina Loureiro, por seu lado, optou por um vestido da marca Pé de Chumbo, da designer Alexandra Oliveira (ver Design vale vendas).

Os jovens designers estiveram igualmente representados: Filipe Sambado e Cecília Henriques vestiram criações de David Ferreira, Catarina Gouveia usou um vestido da marca Duarte, João Maneira foi vestido por Inês Torcato e Raquel Prates envergou um outfit idealizado pela marca Morecco, de João Magalhães.
Lista completa dos vencedores dos Globos de Ouro 2018:
Prémio Mérito e Excelência: José Cid
Revelação do Ano: Bárbara Bandeira
Melhor Atriz de Cinema: Rita Blanco
Melhor Ator de Cinema: Nuno Lopes
Melhor Filme: “São Jorge”
Melhor Atriz de Teatro: Rita Cabaço
Melhor Ator de Teatro: Miguel Loureiro
Melhor Peça/Espetáculo: “Sopro”
Melhor Modelo Feminino: Maria Miguel
Melhor Modelo Masculino: Fernando Cabral
Melhor Estilista: Alexandra Moura
Melhor Desportista Feminino: Inês Henriques
Melhor Desportista Masculino: Cristiano Ronaldo
Melhor Treinador: Leonardo Jardim
Melhor Intérprete Individual: Raquel Tavares
Melhor Grupo: HMB
Melhor Música do Ano: “Amar Pelos Dois”