Esta biblioteca de corantes pretende acelerar a transição de químicos nocivos para opções mais sustentáveis ambientalmente dando visibilidade e acesso a inovações neste domínio. Uma ideia que conta com o apoio dos parceiros corporativos da Fashion for Good, incluindo nomes da indústria com dimensão mundial, como a adidas, Inditex, bonprix e Otto International (pertencentes ao grupo Otto), Bestseller, Target, Patagonia, Paradise Textiles, Welspun e Shahi Exports.
De acordo com a Fashion for Good, anualmente são usadas mais de 10 mil toneladas de corantes sintéticos pela indústria têxtil, com grande impacto no ambiente e na saúde humana. Atualmente existem já várias alternativas de fontes naturais, como plantas, microrganismos, algas e materiais reciclados, mas a falta de clareza sobre a sua performance e possibilidade de utilização a grande escala torna difícil para a indústria fazer a mudança para estas opções sustentáveis, acredita a organização.
Depois do projeto estar concluído, a Fashion for Good vai continuar a desenvolver a biblioteca com outros inovadores, materiais, estruturas de tecidos, métodos de ensaio e maquinaria de tingimento para permitir a implementação de inovações na indústria têxtil.
«A mudança para uma indústria mais sustentável acontece quando partilhamos conhecimento e damos acesso às inovações. A colaboração, não a competição, vai permitir uma verdadeira transformação da indústria. Estamos entusiasmados com o lançamento do projeto Dyestuff Library, que vai trazer uma biblioteca alargada para toda a indústria têxtil usar», afirma Katrin Ley, diretora-geral da Fashion for Good.
