A cor – que é uma “vizinha” da Orchid Flower e do Lavanda Digital, escolhidas pelo WGSN para 2022 e 2023, respetivamente – é, de acordo com o Pantone Color Institute, «um símbolo do zeitgeist mundial e da transição pela qual estamos a passar. À medida que emergimos de um intenso período de isolamento, as nossas noções e padrões estão a mudar e as nossas vidas físicas e digitais fundiram-se de uma nova forma». O Very Peri (Pantone 17-3938) «ilustra a fusão da vida moderna e da forma como as tendências de cor no mundo digital estão a manifestar-se no mundo físico e vice-versa», destaca.
A escolha reflete «a inovação mundial e a transformação que está a acontecer», afirma Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute. «Tendo em conta que a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma crítica de comunicação e como uma forma de expressar e afetar ideias e emoções, assim como de se ligar e envolver-se, a complexidade desta nova tonalidade de azul infundida com vermelho e violeta destaca as enormes possibilidades com que nos deparamos», considera.
A cor, revela o Pantone, assume qualidades distintas em diferentes materiais, parecendo futurista na versão metálica e em tecidos técnicos, mas adaptando-se também para aspetos mais artesanais e para fibras naturais.
Para a categoria de beleza e cabelo, a Pantone sustenta que o Very Peri é uma afirmação quando aplicado em maquilhagem nos olhos e verniz de unhas, podendo ser usado nos cabelos de diversas formas, tanto em glitter como em versões mate. O instituto refere ainda que a cor traz um lado mais divertido à decoração de interiores, podendo funcionar como um apontamento numa parede ou em mobiliário.
O Very Peri marca ainda o regresso à seleção de apenas uma tonalidade como cor do ano por parte do Pantone Color Institute, depois de em 2021 terem sido selecionados dois tons: o cinzento Ultimate Gray e o amarelo Illuminating.